quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Estudo 11 - SALVAÇÃO PELA GRAÇA

A pergunta feita por Bildade, um dos amigos do patriarca Jó, traduz uma pertinente inquietação humana: “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?” (Jó 25:4). E a realidade é que, sendo pecador, o ser humano não pode se tornar justo por si mesmo, nem obedecer aos justos requerimentos de Deus. Noutras palavras, não pode salvarse por seus méritos. Estaria, então, o homem irremediavelmente perdido? Não. Felizmente, existe esperança. Cristo proveu um caminho de escape, e nós o encontramos descrito na Bíblia.

1. Como ocorria a salvação, segundo o Antigo Testamento? Gênesis 6:8; Gênesis 15:6; Salmo 6:4; Salmo 13:5; Salmo 86:15
A salvação, no Antigo Testamento era unicamente pela _________________________

 Após os mil anos, a Nova Jerusalém descerá para a Terra (Apoc. 21:2) tornando-se a capital da Nova Terra. Será quadrada (Apoc. 21:16, 14, 12, 18, 19) cercada de muros e adornada de pedras preciosas. Em cada lado dos muros haverá três portas onde estarão escritos os nomes das doze tribos de Israel e dos doze apóstolos. A
cidade e a praça serão de ouro (Apoc. 21:21; Apoc. 22:1, 2). Na praça, estarão o trono de Deus, a árvore da vida e o rio da vida.

2. De acordo com o Novo Testamento, como podemos ser salvos? Atos 15:11; Efésios 2:8; Romanos 3:24; 1 João 5:11-12
A salvação no Novo Testamento é pela ___________________  . O plano de salvação do Antigo Testamento é continuado no Novo Testamento. Na Bíblia existe apenas um método de salvação (1 Ped. 1:18-20; Apoc. 14:6; Gên. 3:15).

 3. Que Jesus fez para nos salvar? Hebreus 9:22; Romanos 5:8
Jesus nos salva através de Sua _______________ na cruz.


SEIS  PASSOS  QUE  CONFIRMAM  A  SALVAÇÃO:

  Atos 16:31; Atos 4:12 – Devo crer em Jesus, como meu Salvador.
  Atos 3:19 – Arrepender e converter.
3º  1 João 1:9 – Confessar os pecados.
  Mat. 19:16, 17 – Seguir os mandamentos de Jesus.
  Mar. 16:16 – Ser batizado por imersão.
6º  Mat. 24:13 – Ser salvo é continuar praticando o que aprendeu, é a capacidade de continuar, apesar dos obstáculos que encontramos. Devo perseverar na comunhão com Deus, através do estudo da Bíblia e da prática da oração.



A Bíblia revela que:

“Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo, que não conheceu pecado, Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo, sentimos nossa necessidade, reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e exemplo. Esta fé que aceita a salvação, advém do divino poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo, somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus, e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no juízo.” – Nisto Cremos, p. 168